PROJETO

"CRESCENDO COM A MINHA CULTURA"

TEMA DO PROJETO

A Dança e a Capoeira será o tema do projeto “Crescendo com a minha cultura” também reconhecida como mistura de dança e luta que faz parte da formação identitária afro-brasileira e o segmento de dança de rua conhecido como Hip Hop, uma expressão da dança moderna que agrega característica de estilos de dança de origem negra e expressa através dessa arte à realidade vivida cotidianamente. A escolha das categorias de dança considerou os grupos já existentes na comunidade e que não possuem espaço para demonstrar e preservar sua arte, além de poder formar novos adeptos que terão acesso à cultura como instrumento de socialização, exercício da cidadania e espaço de lazer.

OBJETIVO GERAL

Será para Incentivar a descoberta de aptidões artísticas nos jovens de 16 a 29 anos através do Hip Hop e da Capoeira, bem como valorizar as potencialidades culturais locais já existentes enquanto canal para a inclusão social e promoção da cultura de paz.

Com este objetivo queremos atingi:

1. Desenvolver oficinas de Hip Hop e Capoeira com jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal que residam no bairro Santa Maria, visando a difusão da cultura de paz, através de atividades culturais, artísticas e educativas;

2. Despertar nos jovens sentimentos de autoestima e cooperação, a partir da convivência com outros grupos culturais;

3. Fomentar a reflexão critica em torno dos problemas sociais vivenciados na comunidade, tais como a violência e as drogas;

4. Promover um Festival Cultural na comunidade para divulgar os trabalhos já desenvolvidos;

5. Inserir os grupos formados no calendário artístico cultural da grande Aracaju;

JUSTIFICATIVA / DESENVOLVIMENTO

O Santa Maria, bairro periférico, chamado anteriormente Terra Dura, carregou consigo durante grande parte de sua história o estigma da violência e marginalização. Através da Lei Municipal nº 2.811 de 08 de maio de 2000 passou a ser denominado Santa Maria, com a antiga nomenclatura os moradores eram vitimas de discriminação e dificultava a sua inserção no mercado de trabalho.

Conhecendo os problemas vivenciados pela juventude no Bairro Santa Maria, como a presença de drogas, a falta de segurança, a falta de espaços adequados para a cultura, o esporte e o lazer, além do problema do desemprego e do baixo poder aquisitivo, sendo que aproximadamente 90% da população está inserida nos programas sociais do governo federal, devido a situação de extrema pobreza. O MTJ busca através do Projeto “Crescendo com a minha Cultura”, incentivar a descoberta de aptidões artísticas nos jovens, bem como valorizar as potencialidades culturais locais já existentes enquanto canal para a inclusão social e promoção da cultura de paz.

A proposta metodológica do projeto leva em consideração o contexto social, e a necessidades de espaços de lazer e de preservação da cultura local. Assim sendo, serão realizadas oficinas de dança de rua conhecida como Hip Hop e de Capoeira com 30 jovens, 15 na capoeira e 15 na dança, inscritos no Cadastro Único ( CadÚnico) do governo federal.

Ambas as oficinas terão carga horária de 8 horas semanais, sendo dois encontros semanais, preferencialmente aos finais de semana devido às atividades diárias que o publico possa exercer, como o trabalho e a escola, totalizando 32 horas mensais de atividades, divididas em turnos diferentes de acordo com a oficina.

As oficinas terão duração de oito meses, conforme cronograma de atividades, contemplando aulas práticas e expositivas. Inicialmente serão realizadas atividades pedagógicas de apresentação dos conteúdos com palestras e rodas de conversas sobre as expectativas e sugestões dos participantes acerca do desenvolvimento das oficinas. A execução das oficinas contará com as aulas praticas das modalidades e com rodas de conversas pontuais acerca de temáticas como direitos humanos, comunicação, cultura, prevenção ao uso de drogas, diversidade e cultura de paz, dentre outras temáticas propostas pelos próprios jovens que refletem a realidade em que eles estão inseridos.

O acompanhamento e avaliação serão feitos através da frequência e participação dos jovens nas oficinas, frequência escolar (no caso de estudantes) e duas avaliações escritas semestrais para os participantes das oficinas e para os oficineiros. O desenvolvimento do projeto será totalmente registrado. Durante a execução do projeto serão promovidas apresentações das oficinas para a comunidade em eventos de instituições do próprio bairro como as escolas e igrejas que oportunizem a exposição do trabalho dos grupos.

O projeto promoverá no seu termino um Festival de Expressão Cultural na sede do MTJ, com o intuito de que os grupos formados nas oficinas compartilhem seu trabalho e experiências com grupos artísticos e culturais do bairro Santa Maria e demais bairros de Aracaju a serem convidados. Na oportunidade serão feitas competições, brincadeiras e rodas de conversas acerca das dificuldades e conquistas pessoais e coletivas dos participantes através das expressões artísticas e culturais.

Como este evento o projeto poderá despertar nos jovens a vontade segui com uma atividade cultural, cooperação e conceder visibilidade pra o trabalho implementado e posteriormente obter parcerias para inserir os  grupos formados no calendário artístico cultural do Estado de Sergipe e da cidade de Aracaju.

Na conclusão, serão compilados todos os registros e relatos sobre a execução e avaliado alcançado nos objetivos propostos, emitindo-se um relatório final de avaliação e apresentado a comunidade e a sociedade.

O projeto evidencia-se na possibilidade da descoberta de artistas e valores da cultural como mecanismos capazes de retirar a juventude do tempo livre, levá-la a compreender o meio social em que está inserida e permitir a inclusão social. O projeto também contribuirá para transformar o jovens em cidadão comportados no seios da familia, melhorando a participação na escola, fortalecendo o protagonismo juvenil, educacional e incluir a dimensão artístico/cultural na mobilização social por melhor qualidade de vida. Será investido um valor de aproximadamente 15.000 reais para transformar o que tem hoje em uma nova realidade.

 

O projeto será executado no próximo ano (2013) na sede da entidade.

Aqueles que deseja participar do projeto, poderá entre em contato ou ir diretamente na sede.

 

Para mais informações

joseanotelecentro@yahoo.com.br

Tel: (79) 8808-1469

você falará diretamente com o coordenador do projeto.

Daremos todos materiais necessario tanto para a capoeira como para dança HipHop

As vagas são ilimitado, não perca esta oportunidade as inscrições irá até o final de Janeiro.

Se você tem filho inclua-o neste projeto.

Para o projeto "Crescendo com a minha cultura" chega a esse grande sucesso, tivemos colaboração de parceiros de pessoas amigas, empresas privadas e estatais, orgãos governametais e acima de tudo a vontade de contribuir dos colaboradores e comunidade em geral. Sem essa energia não teriamos condições, nem estimulo para implantar esse valioso trabalho, então contamos e sem contaremos com os seguintes apoios e parcerias das empresas, orgãos e programas abaixo: