Novos Rumos: comunidade do Santa Maria participa de cursos profissionalizantes

20/07/2012 19:16

 

 

A atenção integral à família é uma prerrogativa dos trabalho de inclusão social realizado pelo Governo de Sergipe. Com este foco, os pais dos alunos que integram a Escola de Esportes Professor Kardec, no bairro Santa Maria, começaram nesta quarta, 18, a frequentar as aulas dos cursos do Programa Sergipano Qualificação Profissional Novos Rumos, executado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

O curso ofertado na escola é de porteiro e vigilante e está capacitando 20 alunos. Os beneficiários também recebem acompanhamento psicossocial e a equipe da Inclusão Social irá garantir que apenas famílias de baixa renda sejam beneficiadas com o projeto.

Ao todo, 200 vagas do programa Novos Rumos estão sendo ofertadas no bairro Santa Maria. Na Escola Estadual Vitória de Santa Maria os cursos acontecem nas áreas de Informática Básica e Avançada e Pintor Imobiliário; na Escola de Esportes Prof. Kardec Porteiro e Vigia, Maquiagem Social, Auxiliar de Limpeza; no Movimento Trabalhando Para a Juventude (Região da Prainha) as turmas são de Auxiliar de Limpeza e Frentista.

A primeira aula contou com a participação da secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva. “Durante o dia, as crianças e adolescentes participam de práticas esportivas e, durante a noite, cursos profissionalizantes são ofertados para os adultos. A Seides e a Secretaria de Estado do Trabalho estão à disposição para intermediar o acesso desses novos profissionais ao mercado de trabalho”, afirmou a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, ressaltou que essa qualificação deve ser valorizada pelos alunos. “A possibilidade de realizar um curso pelo Senac é fundamental para conseguir bons resultados. Esse é a hora de aproveitar a chance e adquirir o máximo de conhecimento para ser aproveitado na vida profissional”.

Oportunidade

O gerente de unidades operativas do Senac, Edivaldo Fontes, explicou a metodologia do curso. “O curso de porteiro e vigilante tem duração de 160 horas. Solicitamos que os alunos procurem o Senac, assim que tiverem concluído o curso, para que possamos colocá-los no banco de oportunidades”.

A aluna Josefa Rodrigues, diarista, mãe de três filhos, disse estar a procura de uma oportunidade de emprego formal. “Meu marido é porteiro e tem a carteira de trabalho assinada. É um emprego muito mais seguro que o meu, que sou diarista. Por isso, resolvi fazer esse curso, já que é gratuito e tem credibilidade”.

Para Alex Santos, de 22 anos, a satisfação em estar inscrito no curso não foi diferente. “Meu irmão faz aula de futsal aqui e ele informou para minha mulher sobre esse curso. Como estou desempregado, tinha que agarrar essa oportunidade”.

Novos Rumos

Criado pelo Governo do Estado de Sergipe, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos visa a atender prioritariamente os cidadãos que se encontram em situação de extrema pobreza e fazem parte do Cadastro Único de programas sociais. A meta é capacitar este público profissionalmente para o mercado de trabalho, promovendo a inclusão produtiva e contribuindo para a erradicação da miséria.

As capacitações são realizadas pelo Governo do Estado, através Seides, em convênio com o Senai e Senac. Desde 2009 os cursos profissionalizantes ofertados pela Seides já beneficiaram 12.174 pessoas, num investimento estadual de R$ 2.346.112,05. O programa Novos Rumos vai qualificar até o segundo semestre, 3.820 pessoas, na grande Aracaju, em áreas voltadas para construção civil, tecnologia da informação, comércio e prestação de serviços.

A Escola

A Escola de Esportes Prof. Kardec é um espaço de promoção do acesso à prática de diversas modalidades esportivas e acompanhamento do público beneficiado, gerando o desenvolvimento social e esportivo da comunidade do bairro Santo Maria para 400 crianças e adolescentes que praticam 11 tipos de atividades esportivas.

A escola é mais uma iniciativa do Plano Sergipe Mais Justo, foi construída pelo Governo de Sergipe e é mantida através da parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) para beneficiar, através do esporte e da inclusão social, as famílias que estão em situação de extrema pobreza no Santa Maria.